Importação

Cuidados na Importação de Receptores de Satélite da China

A importação de receptores de satélite (os famosos AZs) direto da China vem despertando interesse em muita gente, principalmente depois dos problemas que o líder desse mercado no Brasil (Azbox) vem enfrentado, muitos de seus usuários estão buscando uma alternativa.

importação de receptores de satélite

Antes de mais nada é preciso dizer que este post não faz apologia a esses receptores mas sim tem caráter informativo, vale lembrar que esse tipo equipamento apesar de serem vendidos em larga escala no Brasil, são produtos proibidos de comercialização e uso em nosso país, você deve estar ciente que pela legislação brasileira não é permitido utilizar, comercializar e consequentemente importar receptores de satélite não homologados.

A maior preocupação é com relação a apreensão do equipamento, mas a notícia boa é que ultimamente a grande maioria do receptores estão passando pela alfândega sem serem apreendidos, só que praticamente todos estão sendo tributados, isso de acordo com pessoas que comprar e relatam sua experiência em fóruns e até mesmo nos comentários da própria loja.

Importação de Receptores de Satélite da China

O site da China mais indicado para comprar esse tipo de produto é o Aliexpress.com, primeiro pela proteção ao consumidor que o site oferece (se o produto não chegar ou vier com problemas você abrir uma disputa para a solução do problema junto ao vendedor e até mesmo devolução do dinheiro), e também pela grande variedade de modelos específicos para o Brasil. Abaixo algumas dicas importantes para comprar receptores no Aliexpress:

1 – Pesquisar corretamente:

Se você já tem um modelo ou marca específica em mente é só pesquisar pelo nome, mas se não tem, e quer ver todas as opções disponíveis digite na barra de pesquisa os termos: “satellite receiver south america” para filtrar melhor os resultados de busca, porque se você digitar simplesmente “satellite receiver” aparecerão receptores de vários países. E assim evita comprar um receptor que não foi feito para abrir os canais dos satélites que usamos aqui.

2 – Usar os filtros de pesquisa:

Uma ferramenta que ajuda bastante são os filtros de pesquisa, que quando selecionados restringem os resultados facilitando muito a busca, os principais filtros são: Frete Grátis, Pedidos (mais vendidos), Mais Recente, Avaliação do Vendedor, Preço (menor preço).

3 – Conferir as qualificações do vendedor:

Como em qualquer compra no Aliexpress é essencial prestar atenção nas qualificações do vendedor, assim diminui e muito os riscos de problemas com as compras, os principais pontos são o número de pedidos e o feedback positivo, ou seja, a porcentagem de clientes que compraram e aprovaram a compra e o produto, no exemplo abaixo 98.7% dos clientes desse vendedor ficaram satisfeitos com a compra, 15.999 avaliações positivas, e esse produto especifico já vendeu 83 unidades, esses são bons indicativos.

4 – Em caso de dúvidas pergunte ao vendedor:

Não compre com dúvidas, isso evita futuras dores de cabeça, caso tenha alguma duvida sobre a compra ou sobre o produto pergunte ao vendedor, eles sempre respondem rapidamente. Logo abaixo das qualificações do vendedor tem o link “Entrar em contato agora” é só clicar e enviar sua pergunta em inglês (use o google tradutor).

5 – Tipo de frete:

Use sempre os fretes mais baratos ou grátis se disponível (Ex.: China Post Registered Air Mail, HongKong Post Air Mail). Fuja do EMS ou courier (Fedex, UPS, TNT) esses são sempre taxados e com valores bem maiores, também tem um risco muito maior de apreensão.

6 – Leia com atenção todo o anúncio:

Muito vendedores escrevem informações especiais para os brasileiros, por isso é importante ler tudo o que está escrito no anuncio. No caso abaixo a vendedor pede para informar o CPF na hora da compra, isso deve ser informado na finalização da compra no campo “Mensagem ao Vendedor”. Ele também avisa que possíveis taxas alfandegárias é por conta do comprador, se não concorda não compre.

7 – Leia os comentários de quem já comprou:

Esse é talvez o ponto mais importante, lendo os comentários no final da página de cada produto, você vai saber como foi a experiência de outras pessoas que já compraram o produto, ou seja, se gostaram do produto é porque ele é bom e funciona como prometido, alguns também dão outras informações importantes. Note que no exemplo abaixo nos comentários do receptor Azsat S966 vários brasileiros compraram e gostaram do produto todos deram 5 estrelas, e a maioria deles informam que foram taxados e alguns dizem até qual foi o valor pago, assim nesse caso podemos concluir que o aparelho funciona (abre os canais) mas certamente será taxado.

É bom reforçar que esses aparelhos são ilegais, e é por conta e risco da comprador, e em caso de taxação errada não se deve pedir revisão pois o pacote poderá ser aberto implicando na apreensão do mesmo. Cabe a cada um decidir se vale a pena ou não. Para quem tiver interesse segue abaixo o link da seção de Receptores de Satélite do Aliexpress:

http://pt.aliexpress.com/premium/category/201001210.html

Fonte: www.guiashop.net

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.