Investimentos

O Que Muda na Poupança com a Nova Regra?

Atualmente, a poupança rende 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial (TR), o que resulta num rendimento anual de aproximadamente 6,17%. A nova regra determina que, se a taxa básica de juros (a Selic, atualmente em 9%), que é definida a cada 45 dias pelo Banco Central, cair para 8,5% ou abaixo disso, o rendimento da poupança passa a ser de 70% da Selic mais a TR.

A mudança na poupança só vale para depósitos feitos a partir de amanhã (4), conforme antecipou a coluna Poder Econômico. O dinheiro aplicado na caderneta antes desta quinta-feira seguirá a regra “antiga” mesmo se a Selic ficar igual ou menor a 8,5%. A poupança continua isenta do Imposto de Renda. “É uma mudança mínima, a caderneta continua com a mesma simplicidade e versatilidade “, disse Mantega.

Poupança antiga

Quem depositar dinheiro numa conta “antiga” a partir de amanhã terá o extrato dividido em dois. Numa parte, vai conferir o rendimento da renda depositada anteriormente à mudança.

Na outra, irá constar a remuneração dos novos depósitos. “Os bancos terão tempo para fazer essa adaptação, até porque, enquanto a taxa Selic se mantiver acima de 8,5%, nada muda”, disse Mantega. A mudança tem como objetivo permitir que o governo siga reduzindo o juro básico, para estimular a economia. A redução da taxa dá impulso ao consumo e ao crédito, além de reduzir o custo da dívida pública, atrelada ao índice.

Desde agosto passado, a equipe econômica vem cortando a Selic, que chegou a 9% após a última reunião do Copom. Mas a poupança passou a ser um obstáculo para novas reduções. Mantega disse ter expectativa que os bancos baixem os juros, porque, com a poupança pagando menos, vão captar dinheiro mais barato dos poupadores.

O Brasil tem atualmente 105 milhões de contas poupança, que somam R$ 431 bilhões aplicados. Para comparação, existem R$ 510 bilhões em fundos de renda fixa. “A caderneta continuará sendo a melhor opção para a maioria da população brasileira”, afirmou Mantega.

Fonte:http://economia.ig.com.br

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.