Empreendedorismo

6 Formas De Ganhar Tempo e Ser Um Empreendedor Mais Produtivo

Se há pouco tempo começou um projeto importante, com certeza já reparou que a maior parte do nosso dia gira em volta disso. Assim como também terá reparado que as 24 horas do dia nunca são suficientes para acabar com todas as nossas tarefas pendentes.

Por isso, queremos fornecer as 6 formas de não perder tempo se é empreendedor. Assim poderá ser ultra produtivo e poderá confrontar qualquer desafio que apareça.

Os nossos conselhos para o empreendedor não perder tempo:

1. Concentre-se nas suas tarefas. Com certeza em mais do que em uma ocasião quis fazer várias coisas ao mesmo tempo. No entanto, isto pode não ser muito produtivo. O melhor que pode fazer é concentrar-se em uma coisa exclusivamente por um período de tempo. Isto é, pode mudar para outra tarefa caso esta se torne tediosa ou não haja inspiração.

Mas enquanto estiver fazendo uma tarefa, concentre-se unicamente em esta. Assim como também, livre-se de qualquer tipo de tentação. Arrume o seu espaço de trabalho de forma a que o motive a concentrar-se.


2. Faça com que tudo gire à volta de ser mais produtivo. Aqui encontraremos três critérios da sua vida diária que irão ajudá-lo no aumento da sua produtividade. Estes são o descanso, a comida e o exercício.

  • Descanso, não é necessário dormir 8 horas diárias, especialmente sabendo tudo o que se tem que fazer. No entanto, é recomendável que se durma um mínimo 6 horas para assim garantir um bom rendimento pessoal. Muitas pessoas têm problemas de sono porque não cumprem com isto. Um truque: caso não consiga dormir a noite toda, durante a tarde pode fazer as chamadas “power naps” de 20 ou 30 minutos. Segundo a Fundação do Sono dos EUA, dormir durante estes períodos curtos de tempo ajudam a ser mais produtivo.
  • As refeições, é outro dos pilares fundamentais para trabalhar eficientemente. Opte por comidas ricas em hidratos de carbono pela manhã, para o encher de energia. Enquanto que pela tarde e noite, opte por proteínas para recuperar todo o desgaste do esforço do dia.
  • Não faz falta mencionar detalhadamente os benefícios que resultam de praticas de atividades físicas. A minha recomendação que o faça pela manhã, antes de ir ao trabalho. Uma boa sessão de “cardio” logo à primeira hora te ajudará a libertar endorfinas – o hormonio da felicidade – e terá mais força para encarar o resto do dia com mais entusiasmo.

3. Organize e planifique o seu trabalho. O mais provável é que antes de começar o dia já conheça algumas ou a maioria das suas tarefas. Se este for o seu caso, ordene-as em função do nível de dificuldade.

Coloque no inicio da manhã as tarefas com um maior grau de dificuldade e para o fim do dia as mais simples. Lembre que sempre será mais produtivo logo de manhã e que com o passar do dia a nossa mente se cansa.

4. Mantenha-se estável emocionalmente. O seu estado de animo influi em tudo o que faz. É por isso, que o seu equilíbrio emocional e o de toda a sua equipe é um elemento chave para que o projeto evolua.

Esqueça de discussões e especialmente não envolva a sua vida pessoal no seu trabalho. O bom ambiente no escritório é com certeza um fator que influencia a produtividade de uma empresa. Assim como uma boa comunicação.

Também deve aceitar que há coisas que não pode controlar, saber aceitá-las e continuar com motivação não é tão fácil como parece, mas é possível. Identifique-as e siga o seu caminho.

5. Delegar. Se no fim do dia sempre tem coisas por fazer, é porque está a tentar fazer o impossível. Assim, que o primeiro que tem que fazer é ver, com detalhe se tudo o que tem planejado para fazer é preciso que seja feito por você.

O mais provável é que algumas coisas possam ser feitas por outros. Procure alguém em quem confie para que assuma algumas das suas responsabilidades.

6. Se recompense. Um problema de muitas pessoas é que se deixam submergir pela rotina. Especialmente se não vê os resultados que esperam a curto prazo. Por isso, há que recompensar-se.

Marque um dia livre cada duas semanas, saia a jantar ou desligue o celular durante uma tarde. Já comentamos que o equilíbrio emocional é importante e não se desgastar é um passo fundamental.

Assim concluímos os nossos 6 conselhos para não perder tempo se é empreendedor.

Lembre que o melhor é fazer a coisas com cuidado e com calma.

Autor: Álex Sepúlveda – Empreendedor e perito em finanças pessoais.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.