Bitcoin

Bitcoin: O que é? Como funciona? Como ganhar?

Nesse post vamos falar sobre um tema novo e que vem despertando muito interesse de quem gosta de novidades e tecnologia, o Bitcoin. Vamos esclarecer os principais pontos sobre esse assunto, além de destacar as vantagens e desvantagens dessa moeda digital.

O que é Bitcoin?

Bitcoin é uma moeda digital criada em 2009 pelo matemático Satoshi Nakamoto, projetada em código aberto que, ao contrário das moedas convencionais, não necessita possuir em emissor centralizado devido ao seu conceito peer-to-peer permitindo a qualquer um gerar o dinheiro digital. Seu valor é completamente baseado na crença de que Bitcoin tem um determinado valor. Hoss Gifford de OneMethod Inc. explica que “ao contrário de moedas tradicionais, não está vinculado a qualquer país ou qualquer banco.”

Como ganhar Bitcoins ?

O primeiro passo é se cadastrar no site da Bitcoins e baixar o programa de compartilhamento de arquivos para receber uma identificação. Após essa etapa inicia-se o processo de geração das moedas, apelidado de “mineração”. A rede Bitcoin cria e distribui um lote de novas Bitcoins aleatoriamente entre os usuários que estão rodando o programa. A quantidade de Bitcoins gerada em um lote nunca passa de 50.

“Para conseguir ganhar um lote é necessário muito investimento em hardware. Ex. Com um investimento inicial de R$ 10 mil em hardware, atualmente, gera-se 30 centavos de Bitcoin por dia com computadores trabalhando sem parar”, explica Leandro César, arquiteto de informação criador do Mercado Bitcoin.

As moedas podem ser salvas em forma de arquivo, que funcionam como uma carteira virtual. As transações, então, acontecem via internet entre qualquer pessoa que tenha um endereço de Bitcoin.

Como o Bitcoin funciona?

Segundo o site Bitcoin “, Bitcoin não é nada mais do que um aplicativo móvel ou programa de computador que fornece uma carteira Bitcoin pessoal e permite que o usuário envie e receba bitcoins com eles.”

Bitcoins são normalmente obtidos através de uma troca. O processo envolve a criação de uma conta, em seguida, a transferência de fundos na conta, a fim de começar a comprar bitcoins. Bitcoins também podem ser trocados em forma física através da moeda Casascius – cada um vale um Bitcoin digital.

Os indivíduos podem adquirir bitcoins, através de:

  • Pagamento de bens e serviços
  • Comprá-los em uma troca de Bitcoin
  • Trocando bitcoins com outros indivíduos
  • Ganhando bitcoins através da mineração competitivo (um processo pelo qual os usuários criam dinheiro por meio da computação: usuários doar seu computador para poder Bitcoin para que ele possa ser usado para resolver problemas matemáticos complexos necessários para validar transações. Quando um problema é resolvido, bitcoins são emitidos.).

Quais são as vantagens?

Eficiência: O dinheiro pode ser enviado e recebido de imediato, em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento, sem um banco ou intermediário.

Baixa taxas: Os pagamentos são processados sem taxas ou com taxas muito pequenas.

Privacidade: Transações não contêm informações pessoais dos usuários, oferecendo maior proteção contra roubo de identidade.

Controle: Os usuários estão em pleno controle de suas transações.

Transparência: Todas as informações sobre as transações estão disponíveis no banco de dados.

Quais são os riscos?

Como a moeda não possui lastro – não se baseia em algo como ouro ou o Banco Central – nada garante o valor da Bitcoin.
Cada transação feita através Bitcoin é postado publicamente, e a identidade do usuário permanece anônimo – o que torna difícil rastrear os autores, no caso de roubo.

Mas de acordo com o site do Bitcoin, a vulnerabilidade mais comum é o erro do usuário. À semelhança do dinheiro físico armazenado em formato digital, carteiras Bitcoin que armazenam as chaves privadas podem ser apagados acidentalmente, perdido ou roubado.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.